terça-feira, 24 de outubro de 2017

TRABALHO DA DISCIPLINA:
PROJETO CURRICULAR, PROGRAMA
E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS








Trabalho: AS TIC’s (Tecnologias da Informação e comunicação)
 EM SALA DE AULA














São Paulo
2014

Nome e sobrenome(s): Valternei Olimpio dos Santos

Código: BRFPMME1338028

Curso: Mestrado em Educação – Formação de Professores

Grupo: fp_mme_2013-06_pt_1

Data: 03/08/2014














ÍNDICE
1.DADOS DA UNIDADE DE PROGRAMAÇÃO: 4
2.DADOS DO DOCENTE OU EQUIPE QUE PREPAROU: 4
3.OBJETIVOS: 4
4.TAREFAS: 4
4.1. Tarefa 01 4
4.2. Tarefa 02 7
5.AVALIAÇÃO: 9













1.DADOS DA UNIDADE DE PROGRAMAÇÃO:
Título: AS TIC’s (Tecnologias da Informação e comunicação) NA SALA DE AULA APLICAÇÕES DIDÁTICAS E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS
Instituição: Escola Municipal Professor Paulo Freire
Embu das Artes – São Paulo – Brasil
Público: Ensino Fundamental II - 6º ano
Número de estudantes: 35
Disciplina: Educação Física/ Informática
Duração: 06 aulas
2.DADOS DO DOCENTE OU EQUIPE QUE PREPAROU:
Valternei Olimpio dos Santos
Mestrando em Educação pela Universidade Europeia Miguel de Cervantes (UEMC)
3.OBJETIVOS:
Apropria-se da linguagem verbal, escrita, favorecendo a atenção e a memorização, aumentando o vocabulário, estimulando o letramento digital e favorecendo a criatividade.
Reconhecer, apropriar, utilizar, interpretar a relação dos conhecimentos referentes aos sistemas esqueléticos, função e divisão, etc.
4.TAREFAS:
4.1. Tarefa 01
Conhecimento prévios: Alfabetização e letramento digital.
Desenvolvimento:
Iniciar uma discussão para saber o que os estudantes conhecem o que é um BLOG, se algum dos educandos possui e/ou conhece e acessa um.
Resgatar os conhecimentos prévios dos estudantes. Finalizando esta etapa iniciar apresentação do passo a passo para a criação de um blog.
Passo 1: Inicia-se criando sua conta no Blogger:

Passo 2:  Faça seu cadastrar do login e será direcionado a página inicial do blogger.

Passo 4: Coloque o nome que será a sua assinatura das postagens, escolha sua opção sexual, leia e aceite os termos e clique em continuar.

Passo 4: Nesta página clique em criar um blog.

Passo 5: Explorar os diversos recursos para edição da aparência do blog.
 Nesta etapa, o educando deverá adequar sua criação a finalidade, ou seja, pra quem se destina este blog. Escolher um modelo para o Blog que depois você poderá personalizar com suas cores favoritas, letras, etc.
4.2. Tarefa 02
Conhecimentos prévios: Os alunos deverão dominar os conteúdos básicos relacionados ao Corpo Humano, como montar um mapa conceitual e as informações básicas para a alimentação de blog.
Desenvolvimento: Ao final da aula anterior a essa, solicitar que os alunos pesquisem sobre “anatomia do corpo humano” (sistema esquelético), e tragam materiais para possíveis trocas sobre o conteúdo na próxima.
Atividade 01:
Inicialmente, levantar questões acerca do sistema esquelético: função, divisão, etc., proposta esta para resgatar os conhecimentos prévios dos estudantes.
Apresentar o vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=jZOkjTipSlw) aos estudantes de forma a provocar novos questionamentos, curiosidade, suscitar dúvidas e esclarecimentos acerca do tema.
Após o vídeo, pedir aos estudantes que falem sobre o que compreenderam e encaminhar uma discussão, possibilitando que estes formulem questionamentos reflexivos acerca de suas possíveis dúvidas.
Utilizando a lousa interativa os alunos deverão registrar as perguntas levantadas que servirão de ponto de partida para os estudos posteriores. A proposta desta atividade é sintetizar os conhecimentos dos estudantes e favorecer o interesse sobre o tema.
As questões registradas devem ser avaliadas pela turma em relação a sua relevância e, posteriormente, divididas entre os grupos.
Iniciar a apresentação de slides sobre conceitos principais acerca dos conteúdos proposto.

Atividade 02:
Cada grupo será responsável por pesquisar uma (ou mais) das questões sugeridas e reunir material para elaboração conjunta de uma síntese que represente o entendimento do grupo em relação às questões. Esta etapa se constituirá de todas as etapas: conhecimentos prévios, discussões mediadas pelo professor, apresentação do conteúdo pelo professor, materiais trazidos pelos alunos e pesquisas (biblioteca e sala de informática, “internet”).
O objetivo desta etapa é elaborar um texto informativo que responda aos questionamentos de maneira clara e objetiva que será postado no blog da turma servindo de material de estudo, com intuito de disseminar informações para comunidade aprendente.
O uso do blog possibilita inúmeras atividades. Os alunos poderão trocar ideias com possíveis intervenções do professor, comentar as atividades elaboradas pelos colegas, ente outros.
Atividade 03:
Propor a construção, em grupo, de um esqueleto humano utilizando materiais diversos. De forma a estimular os estudantes a representarem o sistema esquelético.
Atividade 04:
Finalizando a exposição de todos os trabalhos, propor uma discussão sobre as atividades desenvolvidas, a participação e envolvimento de todos, assim como a retomada dos questionamentos elaborados na primeira aula que serviram de ponto de partida para as pesquisas. Através das respostas que, assim como os questionamentos, serão registradas na lousa interativa, os alunos deverão construir um mapa conceitual. Neste processo, o professor pode auxiliá-los identificando as palavras-chave que devem constituir o mapa conceitual.
Propor uma reflexão final do desenvolvimento da proposta, observando se houve de forma significativa e reflexiva a aprendizagem.
5.AVALIAÇÃO:
Verificar durante o reconto a participação e possíveis dificuldades das crianças no manuseio com o computador. Observar o respeito as produções dos colegas ao fazer e receber comentários a respeito de suas produções.
A avaliação ocorrerá através de pauta de observação onde o professor acompanhará e avaliará individualmente cada estudante ao longo do processo, observando, registrando e intervindo e mediando o processo ensino aprendizagem.
A elaboração do texto informativo, do mapa conceitual e dos comentários postados no blog deverá ser analisada, objetivando avaliar a construção do conhecimento dos estudantes acerca do tema, assim como a capacidade de estabelecer relações entre os conceitos e sua interação no processo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário